Quem somos

 IETAAM – Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia

O Instituto de educação tecnológica avançada da Amazônia – IETAAM, – tem sua filosofia institucional a liberdade criadora fundamentada nos seguintes princípios:
Igualdade entre os homens: Independentemente de raça, credo religioso, sexo ou a todos que necessitem da educação especial.
Direito a educação: Compromisso com a escola no que diz respeito ao direito de todos na livre escolha de instrução e formação profissional.
Formação profissional: Educar para as múltiplas competências e habilidades através de um currículo rico de experiências concretas e atividades complementares.
Liberdade: Educação para a liberdade e consequentemente, para a responsabilidade pessoal e coletiva.
Democracia: Educação voltada para o respeito às adversidades, respeito à livre iniciativa onde o educando age como sujeito de sua própria formação, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva do mundo em que vive.
Respeito ao meio ambiente: Permanente atenção ao processo de atualização das formas inovadoras do saber dentre os quais educar e preparar o indivíduo para transformação social.

MISSÃO

O Instituto de Educação Tecnológica da Amazônia- IETAAM, com vistas aos seus compromissos educacionais, sociais e culturais, tem como missão:

“Gerar e difundir conhecimentos incentivando a permanente formação de indivíduos, solidários, críticos e éticos, dotados de sólida base científica, humanística e comprometida com o mundo em que vive.” Para o alcance da missão o IETAAM adotará as seguintes ações:

-Colocar os alunos como o centro de suas preocupações e interesses;
-Praticar uma educação objetiva, criativa e crítica;
-Desenvolver ações para a inserção profissional dos seus egressos;
-Cultivar o espírito da permanente atualização;
-Incentivar o respeito ao Meio Ambiente sob todas as suas formas.

VISÃO

“Torna-se Centro de Excelência a nível Nacional, de notório reconhecimento nas diversas áreas profissionalizantes, na gestão e aplicação de técnicas e tecnologias inerente as necessidades apresentadas pelas Indústrias que compõe o parque Industrial nas Regiões Norte;Sul;Sudeste;Nordeste e Centro-Oeste”

Para atingir este propósito, irá;
-Identificar os anseios da comunidade na definição de metas e objetivos;
-Compreender as dinâmicas do mercado, incluindo as necessidades da comunidade Industrial;
-Identificar as oportunidades de negócios;
-Torna-se parceiro ou agente ativo dos órgãos governamentais e empresas privadas para os desenvolvimentos regionais;
-Buscar práticas inovadoras em todos os aspectos acadêmicos, administrativas e sociais.

VALORES

O Instituto de Educação tecnológica Avançada da Amazônia – IETAAM tem como valor maior a busca da eficiência e da qualidade do ensino por intermédio de conteúdos significativos. Estão estruturados em princípios fundamentais, que visam orientar a conduta estratégica da instituição.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Honestidade
Responsabilidade social
Flexibilidade
Respeito ás pessoas e à ética
Atualização profissional científica e social.

OBJETIVOS E METAS

O IETAAM possui os seguintes objetivos institucionais:
Ministrar cursos e programas de educação presencial, treinamentos profissionais em todos os níveis, voltados ao progresso técnico, tecnológico, capacitação, recapacitação, qualificação e requalificação;
Outra prática são os estágios supervisionados obrigatórios. Distribuídos nos últimos dois períodos, onde o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 300 h/a em atividades práticas supervisionadas.

DIMENSÃO DE GESTÃO ESCOLAR

Relações e parcerias com a comunidade, Instituições e Empresas.
As atividades de extensão e relacionamento com a comunidade são simultaneamente decorrentes e catalisadoras das atividades de pesquisa e de ensino. Seu objetivo principal é promover a integração do IETAAM com os setores produtivos, com o mercado profissional, e com a comunidade local e regional.

DIMENSÃO DE AVALIATIVA DO PROCESSO EDUCATIVO

O IETAAM acredita que o processo de avaliação deve funcionar com um incentivo ao aluno, apontando suas necessidades e ressaltando suas qualidades, e não como um instrumento punitivo ou estanque em seu significado. Ao mesmo tempo, a avaliação tem por finalidade orientar o discente a identificar os tópicos que são importantes para seu desempenho profissional. Por fim, a avaliação também deve despertar o senso de responsabilidade e autocrítica, estimulando o aluno a assumir as consequências de seus atos.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

O IETAAM está fundamentado em uma concepção educacional que promove a formação e emancipação humana e profissional, aliada ao desenvolvimento e a expansão do conhecimento e da competência técnico- profissional. Dessa forma pretende introduzir práticas pedagógicas inovadoras em diversos aspectos ao longo do currículo de seus cursos.

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO

-O Ensino Fundamental funcionara na modalidade regular do 6º ao 9º ano.
-Horário de Funcionamento: Manha e Tarde
-A Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental será operacionalizada da seguinte forma:
-3ª etapa correspondente ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
-4ª etapa correspondente ao 8º e 9º anos do Ensino fundamental.
-Horário de funcionamento: Tarde e Noite
-EJA a distância
-O Ensino Médio oferecido em três (3) anos.
-Para ingressar no Ensino Médio, será exigido do aluno, a conclusão do Ensino fundamental, ou estudos equivalentes.
-Horário de Funcionamento: Manhã Tarde e Noite
-A Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio será operacionalizada da seguinte forma:
-1ª etapa correspondente ao 1º e 2º séries do Ensino Médio.
-2ª etapa correspondente a 3série do ensino Médio.
-Horário de Funcionamento: Tarde e Noite
-EJA a distancia
OBs. A idade mínima para ingresso na Educação de Jovens e Adultos e de 15 (quinze) anos para o Ensino Fundamental e 18 ( dezoito) anos para o Ensino Médio

A Educação Especial é destinada aos educandos portadores de necessidades especiais serão oferecidos em classes comuns do ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Horário de funcionamento: manhã, tarde e noite conforme as demais modalidades de ensino, pelo fato da integração existente.

DOS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO

-O Instituto de Educação tecnológica e Avançada da Amazônia – IETAAM ministrará os seguintes níveis e modalidades da Educação Básica
-Ensino fundamental;
-Ensino médio;
-Ensino Médio Técnico (Concomitante);
-Educação de Jovens e Adultos – nível Fundamental e Médio;
-Educação especial – Inclusão;
-Educação profissional Técnica de Nível médio (Subsequente);
-Educação profissional de formação inicial e continuada;
-Cursos em base tecnológica interativa;
-Cursos a Distancia –E.A.D;
-Assessoria as empresas;
-Graduação a nível Tecnológico;
-Pós-Gradual a Nível Tecnológico.

DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO (CONCOMITANTE e SUBSEQUENTE).

11 CURSOS TÉCNICOS JÁ AUTORIZADOS PELO CONSLEHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. (VIDE ANEXO COM TODAS AS RESOLUÇÕES E A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DE Nº328525-pag 035 – PUBLICADO EM 09 DE FEVEREIRO DE 2015

CREDENCIAMENTO JUNTO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Todos os cursos Técnicos estão autorizados pelo C.C.E –PA – Conselho Estadual de Educação com resoluções autorizativas publicadas no diário oficial de nº 32825 de 09/02/2015 pag de nº 35

CREDENCIAMENTO JUNTO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Cadastramento junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP sob o nº 15163970 – EDUCASENSO.
Cadastramento junto ao SISTEC-MEC sob o nº 43040
Cadastramento junto ao PRONATEC/MEC sob o nº 20150049

DO FUNCIONAMENTO COMO OFERTANTE DE VAGAS AO PRONATEC/MEC

O IETAAM, já devidamente credenciado junto ao PRONATEC, ofertara inicialmente 20.000 vagas.
Dependendo de nossa estrutura podemos estar oferecendo um numero cada vez maior de vagas ao PRONATEC, pois existe uma demanda reprimida significativa e não atendida em nosso estado assim como em todo o país.

DA POSSIBILIDADE DE NOVAS FILIAIS

Face a autonomia de estarmos com a autorização definitiva expedida pelo C.E.E-PA – Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará pertinente aos 11(onze) cursos Técnicos (ELETROTÉCNICA; AUTOMAÇÃO, MECATRÔNICA, TELECOMUNICAÇÕES, GÁS & PETRÓLEO, METALURGIA, MINERAÇÃO, MEIO AMBIENTE, MECÂNICA INDUSTRIAL, ELETRÔNICA e EDIFICAÇÕES), podemos criar filiais em qualquer município do Estado do Pará, tendo como parâmetro a documentação já apresentada e aprovada, no entanto e necessário que comuniquemos ao CEE – Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará, informando onde estaremos disponibilizando nova estrutura educacional, para que possamos ser visitados e validados.
Podemos também atuar em outros Estados da Nação, onde seguiremos o mesmo procedimento em relação aos municípios, sendo que nesses casos, devemos encaminhar a documentação ao Conselho Estadual de Educação do Estado onde pretendermos estabelecer a nossa filial.

DAS PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.

Temos como empresas parceiras:BRASILIT; CERPA; CVRD; PARÁ-PIGMENTOS; ALBRAS; ALUNORTE; COCA-COLA (COMPAR); P&G; CIBRASA; ALUBAR; TRAMONTINA; MINERAÇÃO SERRA DO SOSSEGO; IMAÇO; EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS; PARAGÁS; ELETRONORTE; PETROBAS; PREFEITURAS MUNICIPAIS (SALINAS, BENEVIDES, SANTA IZABEL, PARAGOMINAS, CASTANHAL, BELÉM, ANANINDEUA, MARABÁ, ALTAMIRA, CAPANEMA, BRAGANÇA, SANTARÉM, BARCARENA).